segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Definição de Paleografia

Segundo esse autor, José Van Besselar, a paleografia "é um estudo metódico de textos antigos quanto à sua forma exterior. Abrange não só a história da escrita e a evolução das letras, mas também o conhecimento dos materiais e instrumentos para escrever"

Etimologia

A palavra paleografia vem do grego "Paleos" (antigo) + Graphein (escrita) = estudo da escrita antiga.

Classificação Das Escritas

Critério Cronológico: a evolução da escrita está associada as mudanças nos suportes e nos materiais de escrita,refletindo o meio intelectual de cada época. Assim, de acordo com Giulio Battelli (1986), tem-se uma cronologia da escrita dividida em três grandes períodos, baseados nos centros produtores de cultura que deram origem aos vários tipos de escrita.

- Primeiro Período: Corresponde ao aparecimento da escrita no centro da cultura romana (século I-VII). Este período é sub-divido pelos seguintes tipos de escrita: 
  • Capital Libraria;

  • Capital Cursiva;




  • Uncial;

  • Semi-uncial;

  • e Minúscula Cursiva.




- Segundo Período: nele está situada a escrita nascida no centro da cultura medieval. Tem-se aquelas que surgiram nas abadias (século VIII - XII) e as das grandes universidades (século XIII - XIV). Nas abadias e mosteiros, tem-se o desenvolvimento da escrita merovíngia, visigótica e insular (Irlanda e Inglaterra). Já nas universidades, tem-se o aparecimento da escrita gótica. 

- Terceiro Período: podem ser situadas neste período as escritas nascidas na Idade Moderna (século XV aos dias de hoje). É exemplo deste tipo de escrita a humanística.



Classificação quanto a morfologia

- Classificação caligráfica: os traços de cada letra são desenhados individualmente, sem ligamentos entre si. 

- Classificação cursiva: as letras são escritas rapidamente, levando a ligação de seus traços e a eliminação de outros, modificando o aspecto das letras.


Objetivo da Paleografia

Estudar as características extrínsecas dos documentos e livros manuscritos, para permitir sua leitura e transcrição, além da determinação de sua data de origem. (Berwanger; Leal, 2008, p.16)

Características dos documentos paleográficos


  1. São manuscritos;
  2. Estes documentos são produzidos, geralmente, em papel, tecido, pergaminho ou papiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário